29 julho 2011

Como comprar frutos do mar

Os alimentos que conhecemos como frutos do mar podem ser divididos em três grupos: crustáceos, moluscos cefalópodes e moluscos bivalves. Na hora de escolher estes produtos nos supermercados, você precisa observar as características de cada grupo para saber se os alimentos estão frescos e bons para o consumo de sua família.
Para dar orientações sobre como escolher esses itens, conversamos com Renata Lenza, coordenadora de controle de qualidade do Grupo Pão de Açúcar. Veja abaixo as dicas que ela sugeriu.

 Crustáceos
Este grupo é composto pelos camarões, lagostas, siris e caranguejos, ilustrados nas imagens acima. Quando frescos, precisam apresentar aspecto brilhante e úmido e o corpo deve estar com a curvatura natural e rígida. É importante que patas e pés estejam firmes e resistentes. Além disso, a carapaça ou casca precisa estar bem aderida ao corpo. Se a cabeça se desprender com facilidade e houver uma parte escura entre o corpo e a cabeça, pode já ter passado do tempo para consumo. Observe também se eles estão com olhos vivos e firmes e com cheiro e cor característicos.
Siris, lagostas e caranguejos podem ser comprados ainda vivos, principalmente em restaurantes, neste caso, eles devem ser mantidos na água até a hora de serem preparados.

Cefalópodes

 Lula e polvo são os cefalópodes consumidos como frutos do mar. Na hora de escolher qual levar para casa, prefira aqueles com pele lisa e úmida, sem manchas e com cheiro próprio. Os olhos são um item especial para atestar o frescor desses alimentos. Eles precisam estar vivos, salientes e preenchendo todo o globo ocular, pois quando estão para dentro e não destacados significa que o alimento não está ideal para consumo.
Bivalves

Os bivalves são os frutos do mar que apresentam duas valvas, popularmente conhecidas por conchas, como as ostras e os mexilhões. Devem ser encontrados vivos nos pontos de venda. Os adequados para consumo se apresentam com as conchas fechadas e retêm água sem nenhum tom de coloração. O cheiro dos bivalves é agradável e pronunciado, enquanto a carne é úmida, com aspecto esponjado e bem aderida à concha. No caso dos mexilhões, a carne tem cor amarelada, já nas ostras, ela é em tom cinzento e claro.
Existe uma recomendação da Vigilância Sanitária para que os estabelecimentos que comercializam frutos do mar, na hora de colocados na bancada de exposição, deixe-os separados dos peixes e divididos em moluscos e crustáceos, para evitar contaminação cruzada.
Renata Lenza menciona ainda que os frutos do mar também podem ser comprados congelados e que a dica para esta opção é tomar cuidado com a quantidade de água acondicionada junto ao produto, para que você não acabe comprando mais gelo do que carne. Ela ressalta que é difícil o consumidor identificar quando está sendo vítima desta fraude, mais frequente na venda de camarão, por isso é muito importante conhecer e confiar no estabelecimento que você escolhe para fazer suas compras.
Por Equipe BBel










0 comentários:

 

Água na Boca Template by Ipietoon Cute Blog Design